1 de abril de 2013
Resenhas

Diário de Búzios – 1° dia – V Encontro Anual Fazendo Arte em Búzios

Please follow and like us:
Pin Share

Tive o privilégio de participar da II Antologia dos “Poetas Fazendo Arte em Búzios”, organizada pela poeta Sônia Imamura. O evento aconteceu em dois dias. No dia 29 de março, sexta-feira, ocorreu o primeiro, em parceria com o grupo e movimento poético “Poemas à Flor da Pele”, tendo como organizadora a poeta Soninha Porto.

O evento foi realizado no Espaço Cultural CircoLo de Criação, na Armação de Búzios. Entre as atrações da noite, o cantor e também poeta Marcos Assumpção, que, além de interpretar suas composições, cantou algumas músicas do seu disco A Flor de Florbela, no qual musicou poemas e sonetos de Florbela Espanca. Foi um dos pontos altos do evento.

A noite contou com mais uma atração musical: a cantora Vivia Mares, que, junto de seu marido, Thiago Marques, forma um dueto de respeito — ela com a voz, ele nos instrumentos, como o teclado. Demais! Uma apresentação digna de tirar o chapéu.

As apresentações de dança também foram emocionantes. Primeiro, com os alunos da APAE, sob a supervisão de Ângela Barroso. A aluna Cláudia Almeida fez uma divina interpretação da música “Fascinação”. Depois, houve a participação do Núcleo de Dança Contemporânea Odília Cuiabano. Para encerrar a noite de danças, aconteceu uma performance de dança cigana com Ingrid Brito. Lindo também.

Diversos poetas participantes da antologia recitaram seus poemas e se apresentaram cantando e “poetando”. Na minha vez, declamei o soneto “O beijo melhor da minha vida”, uma interação que faço com os versos de Olavo Bilac e que foi publicado no meu segundo livro, Versos Imaturos.

Entre os participantes da antologia estavam: Afonso Estebanez, Ana Luiza Conceição (Coisas de Ana), Célia Abila, Daniel de Lellis, Deth Haak, Doroty Dimolitsas, Iara Pacini, Marcia Tigani, Marcos Assumpção, Marcos Sodré, Marisa Costa, Mary Lovely, Rô Goldoni, Silvia Araújo Motta, Sol Figueiredo, Telma Moreira, Dyandreia Portugal, Jorge Du Barbosa e as já citadas Sônia Imamura e Soninha Porto.

O evento teve como principal homenageada a poeta Vany Campos, pelos seus 88 anos de vida. Vany é mãe da poeta Iara Pacini. Foi exibido um lindo vídeo falando um pouco da trajetória de Vany e de suas atividades literárias. Ainda não a conheço pessoalmente, mas gostaria. Foi um prazer poder estar presente e ser testemunha ocular dessa grande homenagem.

A noite foi inesquecível. Registrei boa parte desse primeiro dia de evento e em breve postarei aqui no blog. Por enquanto, vocês ficam com um vídeo com Marcos Assumpção cantando Florbela, na música “Amar”.

Autor: Tulio Rodrigues

Please follow and like us:
Pin Share
2 thoughts on “Diário de Búzios – 1° dia – V Encontro Anual Fazendo Arte em Búzios

Deixe um comentário