
Fui ao lançamento do novo livro de Lobão, Manifesto do Nada na Terra do Nunca. Longe de querer conferir apenas o livro — tachado de polêmico pela mídia —, fui também para conhecer pessoalmente essa lenda viva do rock nacional e agora escritor por completo, já que seu novo livro foi escrito integralmente por ele, diferente da autobiografia Lobão – 50 anos a mil, que teve a parte documental realizada por Cláudio Tognolli.
Cheguei à Livraria da Travessa, no Leblon, e, para meu espanto, havia uma fila enorme. A espera valeu muito a pena. Sempre muito simpático, Lobão atendeu a todos pacientemente, assinando livros e posando para fotos. Em nada se parece com a fera que muitos pintam.
Uma das coisas que não me impressionou foi o número de repórteres no lançamento — muitos buscando as “pérolas” do Lobão. Pelo que já li, conseguiram. Ele chegou a posar com um cartaz escrito “Chupa Caetano”.
Já comecei a ler o livro e concluí os dois primeiros capítulos. Com um senso crítico aguçado sobre a sociedade e a cultura brasileira, é difícil discordar de Lobão sem antes lê-lo — e, como ele mesmo sugere, que isso seja feito após a leitura completa da obra. O segundo capítulo, Um pequeno mergulho no mundo sertanejo universitário (acidentalmente gonzo), é cômico e até surreal. A pergunta inevitável é: “Como o Lobão se deixou viver isso?”
Além disso, há críticas à presidente Dilma Rousseff, ao PT e até ao movimento antropofágico de Oswald de Andrade. Por isso, sugiro que leiam o livro inteiro.
Confira os capítulos da obra:
Aquarela do Brasil 2.0;
A Terra do Nunca;
Um pequeno mergulho no mundo sertanejo universitário (acidentalmente gonzo);
Vamos assassinar a presidenta da República?:
Por que o rock continua errando?;
O reacionário;
Viagem ao coração do Brasil;
Confesso a vocês: sou uma besta quadrada;
A utopia antropofágica revisitada;
Carta aberta de Lobão a Oswald de Andrade.
Lobão ainda fará o lançamento do livro em Brasília, no dia 13, e em São Paulo, no dia 22. Além da Livraria da Travessa, a obra pode ser encontrada em diversas lojas virtuais do ramo. Vale muito a pena!
Foi um prazer conhecer o velho Lobão pessoalmente e conferir de perto sua enorme simpatia com os fãs. Obrigado, Lobão!
Mais sobre Lobão aqui no blog:
Conhecendo Lobão
Autor: Tulio Rodrigues