
Falei do primeiro dia de evento promovido pelos movimentos “Fazendo Arte em Búzios” e “Poemas à Flor da Pele”, com o V Encontro Anual Fazendo Arte em Búzios, que ocorreu no dia 29 de março, sexta-feira, no Espaço Cultural CircoLo de Criação. Hoje, vou falar do lançamento da II Antologia Poetas Fazendo Arte em Búzios.
O lançamento aconteceu na Pousada Cheiro de Vida Guest House, na Armação de Búzios, com recepção e coquetel para os poetas e convidados, no dia 30 de março, sábado. Estiveram presentes alguns dos poetas que participaram do encontro anterior, além de novos nomes, como Marcelo França, Marcilene Oliveira, Paolo Lim e o cronista Júlio Medeiros, irmão de Sônia Imamura.
As anfitriãs Soninha Porto e Sônia Imamura pediram que cada poeta participante da antologia se apresentasse aos presentes. Foi uma oportunidade de conhecermos um pouco da história de cada um — como e por que começou a escrever. Alguns poetas, como Jorge Du Barbosa, Deth Haak, Silvia Araújo Motta e a própria Soninha Porto, declamaram poesias.
A atração musical ficou por conta do talento de Marcos Assumpção, que abrilhantou, mais uma vez, a nossa noite, tocando suas parcerias com Florbela Espanca. Uma honra e um privilégio tremendo poder ver de perto essa exaltação à minha poeta preferida! Como agradeço à poesia por isso!
Falando agora da antologia: posso afirmar que o trabalho ficou estupendamente perfeito. São 272 páginas divididas entre 46 escritores. A capa é de autoria de Samara Satie, filha de Sônia Imamura. A arte da contracapa é da também poeta Iara Pacini. As orelhas foram assinadas por Dyandreia Portugal e Magali Oliveira. O prefácio é de autoria da poeta Patrícia Neme — e posso adiantar: é um lindo prefácio. A edição ficou a cargo da editora de Soninha Porto, a Editora Somar. Belo trabalho! Parabenizo a todos os envolvidos.
Minha participação nessa antologia conta com três sonetos e duas poesias: Ser Mulher, Psicologia de um Poeta, Olga Maria Prestes, Tua Loucura e Cale-se. Adorei o resultado e todo o profissionalismo. Sem contar que essa é a primeira vez que divido uma antologia com tantos amigos ao mesmo tempo. É uma honra inenarrável. E, por meio dela, pude conhecer outros grandes poetas!
Obrigado, Sônia Imamura, por tudo! Pode ter certeza de que esses dois dias foram inesquecíveis. Saí de Búzios com a chama da poesia mais do que acesa dentro de mim. Como é bom estar entre poetas! Agradeço à Samara, filha da Sônia, por toda a atenção e hospitalidade; aos meus amigos poetas, pela companhia e parceria; e, claro, à poesia — por tudo que ela representa!
Obrigado, Fazendo Arte em Búzios!
Confiram o cantor Marcos Assumpção interpretando sua parceria com Florbela Espanca. A música é “O Fado”. Linda demais. Vale a pena ouvir.
Autor: Tulio Rodrigues
One thought on “Diário de Búzios – 2° dia – Lançamento da II Antologia Poetas Fazendo Arte em Búzios”