O povo saiu às ruas por um novo Brasil

O Brasil tem vivido momentos históricos com manifestações em diversas capitais e até mesmo em algumas cidades do interior. Manifestações com reivindicações diversas que nossos governantes, alvos dos protestos, dizem não entender.

Confesso que, de início, ainda na primeira manifestação em São Paulo – que protestava contra o aumento da passagem, onde ocorreram confrontos da polícia com os manifestantes -, tive uma sensação de que, naquele momento, ir às ruas para protestar por R$ 0,20 (vinte centavos) era algo muito distante de tantas coisas que nos faltam. Ali foi o estopim para o que viria a ser um ato histórico de cunho nacional.

A reação do povo é pelos direitos que são muitos e estão sendo desrespeitados por nossas autoridades – ou estou errado? Além de todo o caos do transporte público, faltam saúde, educação, cultura… Porém, não falta ao governo, seja de qualquer esfera, verba para investir em estádios e envolver nosso dinheiro nos atos mais sórdidos de corrupção. Chega uma hora que cansa, e o povo brasileiro cansou!

Alguns justificam como inócuas as manifestações, atribuindo-lhes objetivos únicos, como dizer que não se pode pedir o cancelamento da Copa porque o país não pode perder o lucro do evento. Mas que lucro? Como será dividido? Quanto a FIFA embolsará desse lucro? Quanto desse dinheiro ficará no país para investimento onde ele mais precisa?

Os protestos devem continuar e que continuem sem ser de partido A ou B, de esquerda ou direita, mas sim um movimento do povo. Os partidos políticos brasileiros fazem parte dessa manobra política falida de alianças torpes em troca de cadeiras nas esferas do poder. Essa camaradagem falsa de gente que, anos atrás, se atacava nos horários políticos, com acusações das mais diversas, é a figura clara da falta de ideologia que permeia a política brasileira; uma preocupação pessoal e partidária que sempre exclui o povo.

Confesso estar com um baita orgulho de ser brasileiro, de fazer parte desse povo que luta por seus direitos e que clama pacificamente com sua voz de esperança por um novo Brasil – que hoje está partido em mil Brasis. Que as manifestações de hoje sirvam de alguma forma para o Brasil de amanhã. Que em 2014 saibamos mais uma vez protestar, mas com nosso voto!

PS.: É de se lamentar os atos de vandalismo ocorridos por grupos que destoam dos demais que querem protestar pacificamente. O que ocorreu principalmente no Rio é de se lamentar. Que o movimento seja de paz!

Autor: Tulio Rodrigues
Imagem por pedrokauanamorimlima via Pixabay

1 comentário em “O povo saiu às ruas por um novo Brasil”

  1. Pingback: Hora de rever tudo por um Brasil melhor! - Tulio Rodrigues

Deixe um comentário