Hora de rever tudo por um Brasil melhor!

As tarifas de ônibus baixaram! Esse era o principal foco de quem iniciou os primeiros protestos ainda no início do mês – o MPL (Movimento Passe Livre). Segundo noticiou O Globo, o movimento irá se reunir para avaliar como agir daqui para frente.

O que vemos é que os protestos devem continuar e o “novo foco” é a PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional) que restringe o poder de investigação do Ministério Público. Com essa emenda aprovada, permitiria ao Congresso maior controle sobre as ações do STF. Não por acaso é conhecida como PEC da Impunidade.

Porém, vêm ocorrendo discursos contraditórios de diversos lados que confundem o real motivo dos protestos. Alguns alegam que há partidos por trás da organização, mas as agressões sofridas por manifestantes que levantaram bandeiras partidárias nas ruas demonstram o contrário.

Outros vão além e afirmam existir uma rede de captação de verbas e incentivo à cultura com ligação ao Governo como eixo dos protestos. Há ainda quem tema um golpe, alegando movimentos suspeitos durante as manifestações.

Escrevi em minha página no Facebook no dia 17:
“Tirando o vandalismo, o dia de hoje foi histórico. Só falta direcionar melhor o protesto e estabelecer mais organização.

O protesto não pode ser de direita nem de esquerda ou de qualquer partido, mas precisa ser um protesto do POVO.

A Copa foi um estupro contra uma sociedade com milhões de analfabetos, pessoas passando fome, falta de educação, hospitais precários…

Nosso transporte é vergonhoso. Caro, ruim e desproporcional ao que pagamos.

Que o dia de hoje não fique só nisso. Ano que vem tem eleição e precisamos votar com consciência, ou veremos Collor, Renan Calheiros, Zé Dirceu, Genoíno e outros políticos nocivos no poder.

Somos um Brasil sem rumo, com política falida – e a culpa não é de partido A ou B, pois no Congresso todos se igualam e se unem quando convém.

Agora assistimos ao Congresso tentando limitar o STF.

Parabéns ao povo!!!! Estamos acordando? Não sei! O tempo dirá!”

Mantenho cada vírgula e acrescento: o povo perdeu a fé nos partidos. Não há mais ideologia política ou partidária – o que vemos é pura troca de favores.

Não se trata de protestar contra Dilma, Cabral, PT etc., mas contra um sistema político falido há décadas. A Presidente deixou isso claro ao afirmar que precisa melhorar a comunicação com a população e os investimentos em áreas essenciais.

É hora de repensar nosso modelo político e a relação entre governantes e sociedade. A pirâmide está invertida. A PEC 37 é uma afronta à sociedade. Renan Calheiros como presidente do Senado, idem!

Sabemos que mudanças não ocorrerão da noite para o dia, e que os poderes da Presidente são limitados, mas ela pode negociar medidas com Deputados, Senadores, Prefeitos e Governadores.

Reafirmo: nossa maior arma ainda é o voto!

Mais textos sobre as manifestações:
O povo na rua por um novo Brasil

Autor: Tulio Rodrigues
Imagem por David_Peterson via Pixabay

Deixe um comentário